Erispela

O que é

Inflamação da pele causada por bactérias (os tipos Estreptococcos são os mais comuns) que se propagam pelo sistema linfático. Sua localização mais freqüente é nos membros inferiores (particularmente nas pernas), mas também podem ocorrer na face, no tronco e nos membros superiores.

Causas

Ocorre pela entrada da bactéria através de qualquer ferimento na pele, sendo as mais comuns as micoses entre os dedos dos pés (frieiras). Vale saber que trabalhos científicos também correlacionam estas infecções com alterações congênitas do sistema linfático.

Sintomas

Começa com quadro de mal-estar geral, podendo ser seguido de febre, calafrio (mais comuns) e dor de cabeça, náusea e vômito (pouco comuns). As alterações da pele surgem rapidamente e variam desde vermelhidão, dor e edema (inchaço) até bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.

Tratamento

Utilizam-se várias medidas: uso de antibióticos específicos para combater a bactéria causadora, repouso com o membro elevado, medicamentos para tratar as lesões de pele e as frieiras e ainda uso de anti-inflamatórios, antifebris, analgésicos e outras substâncias que atuam na circulação linfática e venosa. Também pode ser indicada bandagem para reduzir o inchaço do local.

Os casos não tratados a tempo podem progredir para abscessos, ulcerações (feridas) superficiais ou profundas. É importante saber que a erisipela deixa como principal conseqüência o linfedema, que pode ser passageiro ou permanente.

Dicas

Manter os pés limpos e secos e ficar atento à presença de micoses, controlar o peso (o excesso leva à retenção de líquido, aumento do inchaço e chance de novos episódios), usar meia elástica (a compressão propicia melhor drenagem linfática que reduz o edema, a umidade e com isso a presença de fungos).