Seis Dicas Práticas para Prevenir as Varizes

1- Use meia elástica, principalmente durante a gravidez - ela desvia o sangue das veias superficiais (onde as varizes se formam) para as veias profundas (livres de varizes)

2- Evite permanecer na mesma posição por períodos prolongados. Se for inevitável, levante-se regularmente ou movimente os pés como se estivesse acelerando um carro para ajudar na circulação.

3- Tenha cuidado com exercícios como musculação ou aeróbica de alto impacto (causam maior tensão nos vasos e consequentemente sua dilatação)

4- Mantenha o peso adequado. O sobrepeso prejudica a circulação e provoca o aparecimento de varizes. Por isto, invista em hábitos alimentares saudáveis.

5- Pratique exercícios físicos regulares e moderados para estimular o fortalecimento da musculatura que pressiona as veias e ajuda no retorno venoso. Caminhada, corrida, natação e hidroginástica são boas opções.

6- Controle o uso de anticoncepcionais hormonais, pois eles atuam nas paredes dos vasos, tornando-as mais frágeis e suscetíveis à dilatação.

Vascular Net - Especialista Vascular (2010) - Todos os direitos reservados. | Projeto editorial: Entrelinhas | Criação e desenvolvimento: Midiatre